quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O clássico "In the Court of the Crimson King" do King Crimson completa 40 anos!

Neste ano de 2009 (mais precisamente no dia 10 de outubro), o álbum "In the Court of the Crimson King" da banda britânica de rock progressivo King Crimson completa 40 aninhos! Eu particularmente o considero o MELHOR álbum de rock progressivo de TODOS os tempos, com suas viagens em notas musicais inesquecíveis. Desde a primeira vez que ouvi, me senti no meio do mundo de "Alice no País das Maravilhas" com aquele exército de cartas de baralho da rainha... e não estava bêbado! Realmente é um daqueles CD's que DEVEMOS ouvir antes de morrer e levá-lo se possível pra uma ilha deserta!


A levada dos sons é completamente hipnótica, e eu acredito que poucos títulos conseguiram essa proeza, na minha lista pessoal: "The Wall", "Wish You Were Here" e "The Piper at the Gates of Dawn" do Pink Floyd, "Relayer" do Yes, "Brain Salad Surgery" do trio Emerson, Lake & Palmer, "Thick as a Brick" do Jethro Tull e o primeiro do Gentle Giant com o mesmo nome.

Talvez o "feeling" do álbum seja tão forte que jamais se repetiu novamente. Os demais álbums que ouvi do King Crimson não tiveram mais o mesmo impacto que "In the Court of the Crimson King" teve, aliás, mudou-se demais a formação e a musicalidade da banda (talvez um amadurecimento), porém nem sempre algo bem arranjado e tocado pode "tocar" o sentimento das pessoas.


Como comemoração dos 40 anos, foi lançado em Londres uma edição especial do álbum reeditado em 5 CD's e 1 DVD. Os CD's são versões reeditadas das mesmas músicas, assim como foi feito no "The Piper at the gates of Dawn" do Pink Floyd nas versões especiais, e o DVD com performances ao vivo da banda.

Há quem pense em exageros, mas os fãs mesmo irão atrás! Isso é fato!

Parabéns à Robert Fripp e sua banda, pelos 40 anos e por tornar "In the Court of the Crimson King" uma das maiores pérolas do ProgRock de todos os tempos!




ALL HAILS!!!

Nenhum comentário: